Ir direto para menu de acessibilidade.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo oportunizar ao aluno o desenvolvimento de habilidades em pesquisa educacional, possibilitando situações de investigação, reflexão e aprofundamento teórico e prático sobre a Matemática e/ou Ensino de Matemática.

O TCC será elaborado em forma de monografia, com carga horária de 34 horas, e poderá ser iniciado a partir do sexto período letivo do curso, sendo a sua conclusão ao final do oitavo período letivo. O TCC pode, também, ser culminância de participação em Projetos de Pesquisa ou Extensão ou Ensino, iniciado em paralelo com o desenvolvimento das atividades curriculares, desde que seja apresentado um artigo completo.

Independente da forma de elaboração do TCC (monografia ou artigo completo), o mesmo deve obrigatoriamente ser avaliado em forma apresentação oral na presença de no mínimo três membros da Instituição ou não, incluindo o orientador como presidente da banca examinadora. O detalhamento dos critérios para realização e defesa do TCC consta em regulamento específico aprovado pela Faculdade do curso e disponível na secretaria da FAMAT.

O TCC é atividade obrigatória para o curso de Matemática (Licenciatura). É regido pelo capítulo VIII do Regulamento do Ensino de Graduação da Unifesspa e pelo Regulamento n. 086/2023-ICE/Unifesspa. Atualmente, a Coordenação de TCC está sob a responsabilidade da Profª. Meª. Renata Soraia Guimarães.

Dúvidas podem ser esclarecidas junto à coordenação do curso, pelo email famat@unifesspa.edu.br,  bem como com a Coordenação de TCC, email rsoraia@unifesspa.edu.br.

Todo o aluno que pretende fazer sua inscrição em TCC deve preencher a ficha que se encontra no fim deste artigo, e em seguida enviar para os e-mails: famat@unifesspa.edu.br e rsoraia@unifesspa.edu.br.
Todo esse processo deve ser realizado antes do período de matrícula em TCC seguindo calendário acadêmico.

Antes da defesa de TCC algumas coisas devem ser feitas:
1 - Escolher um Orientador. (caso não tenha ainda orientador segue no final deste artigo o listado de professores da FAMAT a área na que atuam e a disponibilidade para orientar discentes)
2 - Escrever um TCC.
3 - Convidar formalmente os membros da banca a fazer parte da mesma.(este passo deve ser feito com o consentimento do orientador).
4 -  Verificar com a FAMAT se a carga horária de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC, encontra-se coberta. (sugiro consultar isso com bastante antecedência para não atrasar o processo de colação de grau).
5 - Encaminhar o documento TCC para a banca, com uma antecedência de no mínimo 15 dias ou um período sugerido pelo orientador.
6 - Marcar uma data para a defesa de TCC.
7 - Depois da defesa de TCC e efetuadas as correções sugeridas pela banca deve ser feita a ficha catalográfica na biblioteca.
8 - Solicitar um nada consta com a biblioteca e levar-o à secretaria da FAMAT para começar o processo de cadastro para a colação de grau.

Ficha de inscrição para o TCC - FAMAT

Lista de Docentes e Disponibilidades para Orientar TCC

Informe Ficha catalográfica

Modelo de Ata para Defesa de TCC (O professor orientador pode baixar, modificar e imprimir a ata deste arquivo)