Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

A matemática é reconhecida como uma criação humana para compreensão das coisas da natureza e do pensar sobre a existência humana, ao procurar mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente. Assim, o professor tem a possibilidade de desenvolver atitudes e valores mais favoráveis do aluno diante do conhecimento matemático.

É, nesse sentido, que as aplicações da matemática têm se expandido nas décadas mais recentes. Um reflexo disso é sua longa história de intercâmbio com a física e as engenharias e, mais recentemente, com as ciências econômicas, biológicas, humanas e sociais.

Há de se considerar também que as habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.

O Campus Universitário de Marabá teve suas atividades iniciadas em 1987, conforme estabelecido na resolução nº 1404/86 (CONSEPE/UFPA), que aprova o projeto de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA) e no qual são também criados os campi de Abaetetuba, Altamira, Cametá, Castanhal e Santarém.  Especificamente em Marabá foram implantados os cursos de Licenciatura Plena em História, Letras, Matemática, Geografia e Pedagogia. Todos esses cursos foram ofertados de forma intensiva nos períodos de recesso escolar: janeiro a março e julho a agosto; e eram ministrados por professores do Campus do Guamá (Belém).

Em 1992 cria-se os cursos de Letras e Matemática, em período escolar regular (atual extensivo), cujos professores eram contratados através do convênio UFPA/SEDUC/FADESP, formando um quadro docente próprio do campus. O reconhecimento desses cursos fora da sede (Belém) é relatado e aprovado no parecer 000471/CFE de 05/09/91. O curso de Matemática dos campi são regulamentados pela Resolução nº 2063 de 03/02/1993, na forma do Parecer nº 295 e da resolução s/n de 14/11/1962, do Conselho Federal de Educação.

O Campus Universitário de Marabá teve sua autonomia aprovada conforme resolução nº 1111/00 do CONSAD/UFPA. O curso da Licenciatura em Matemática da Faculdade de Matemática (FAMAT) do Campus Universitário de Marabá apresentou proposta pedagógica para reformulação de curso, em 2007, aprovada pela resolução nº 3546/07 do CONSEPE, para fins de adequação ao novo Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA. Atualmente o projeto passou por reformulações e obteve conceito 3 pela comissão avaliadora do MEC, aprovado pela Resolução nº 4.533/14, mesmo ano em que passa a fazer parte da UNIFESSPA, então desmembrada da UFPA

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página