Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado iniciará no quinto período do curso e será realizado em escolas de Educação Básica. Está dividido em 4 disciplinas de 102 horas cada uma, totalizando 408 horas.
São propostos dois níveis de estágios, com objetivos distintos, porém voltados para a formação do profissional, do licenciado em Matemática:
a) Estágio associado à iniciação a pesquisa, que visa a proporcionar ao futuro professor de matemática observar e analisar à realidade de sua profissão, fazendo um mapeamento do seu futuro campo de atuação. Está dividido em:
• Estágio I – A ser realizado no 5o período do curso, com 102 horas, acompanhado pelo professor do curso, quando o aluno fará atividades de observação, co-participação, iniciação à regência de classe e à pesquisa no ensino de matemática de 5a a 8a séries/ 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, da Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos, seguidas pela elaboração de relatório de pesquisa.
• Estágio II – A ser realizado no 6o período do curso, com 102 horas, acompanhado pelo professor do curso, quando o aluno fará atividades de observação, co-participação, iniciação à regência de classe e à pesquisa no ensino de matemática, no Ensino Médio, seguidas pela elaboração de relatório de pesquisa.
b) Estágio associado à elaboração de atividades de intervenção/extensão, que visa a proporcionar ao futuro professor de matemática observar, analisar e realizar atividades de regência de classe e, ainda, elaborar e executar propostas de intervenção, que podem culminar em atividades de extensão. Está dividido em:
• Estágio III – A ser realizado no 7o período do curso, com 102 horas, acompanhado pelo professor do curso, quando o aluno fará atividades de observação, co-participação, regência de classes, elaboração e execução de propostas de intervenção na 5a a 8a séries/ 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, da Educação Básica, e na Educação de Jovens e Adultos, a partir das pesquisas realizadas nos Estágios I e II.
• Estágio IV– A ser realizado no 8o período do curso, com 102 horas, acompanhado pelo professor do curso, quando o aluno fará atividades de observação, co-participação, regência de classes, elaboração e execução de propostas de intervenção, no Ensino Médio, a partir das pesquisas realizadas nos Estágios I e II.
Observação: As formas e condições para a realização do estágio supervisionado estão regulamentadas pela FAMAT, através da Resolução 01, de 13 de dezembro de 2013, e está disponível na secretaria do curso.

 

Acesse aqui a ao Regulamento do Estágio Supervisionado.

 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página