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Relatório n. 5, ano 3, 2016/GEPEM-Unifesspa

 

Brasao Republica Federativa do Brasil 280x300

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

FACULDADE DE MATEMÁTICA

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

RELATÓRIO DO ENCONTRO N. 5, ANO 3, 2016/GEPEM-UNIFESSPA

 

Data: 19/03/2016

Local: Unifesspa, Campus Marabá, Unidade I, Prédio da Física, sala 12

Horário: 9h às 12h

N. de participantes: 10

Relatores: Professores Pedro Chaves de Souza e Ronaldo Barros Ripardo

 

Ao início, os professores Ronaldo Barros Ripardo e Narciso das Neves Soares fizeram uma breve explanação sobre o objetivo principal do encontro, que foi realizar o planejamento das ações aserem implementadas e executadas no primeiro semestre do ano de 2016. Após esse momento inicial, a professora Claudete Marques de Medeiros fez a doação de exemplares da Revista do Professor de Matemática (RPM) para o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Famat.

 

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Foto 1 – Doação de exemplares da RPM/SBM para o LEM/Famat

Autor: Jeorgean Alex de Assunção Luz

 

 As ações seguiram com a discussão sobre qual o foco temático das discussões a serem feitas no grupo durante o semestre e outras ações. Os presentes acordaram que por tratar-se dos primeiros passos do grupo deveria ser estudado o campo da educação matemática, para que se vislumbre mais nitidamente os contornos da área educação matemática, em suas dimensões profissional e científica.

Para isto, foi definido um cronograma de estudos e a realização de um evento, conforme Quadro 1.

Acerca das discussões temáticas, foram definidos textos para fomentar as discussões.


Data

Tema

Texto(s)

02/04/2016

O que é Educação

Matemática

Texto base:

STEINER, H. G. Teoria da Educação Matemática (TEM): uma introdução. Quadrante: revista teórica de

investigação, v. 2, n. 1, Lisboa, 1993, p. 19-33.

Disponível em:

http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/51545/mod_r

esource/content/3/Texto%202%20-%20Steiner.pdf.

16/04/2016

Bases epistemológicas da Educação Matemática

Texto base:

KILPATRICK, J. Investigación em educacion matemática: su história y algunos temas de actualidad. In: KILPATRICK, J.; GÓMEZ, P.; RICO, L. (org.). Errores y dificultades de los estudiantes. Bogotá: Universidade de Los Andes, 1998.

Disponível em:

http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/50778/mod_r

esource/content/2/TEXTO%201-Kilpatrick%2C%20J.pdf.

30/04/2016

Métodos de Pesquisas em Educação Matemática

Texto base:

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.

14/05/2016

Educação Matemática no Brasil

Texto base:

MIGUEL, A. et. al. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação, n. 27, 2004, p. 70-93.

Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a05.

28/05/2016

Linhas de pesquisa em Educação Matemática em PPG

Estudo de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação em educação matemática no Brasil.

04/06/2016

Evento

Educação matemática no Pará.

18/06/2016

Avaliação e proposições

Avaliação das atividades do semestre e programação das atividades do próximo semestre.

Quadro 01 – Cronograma de atividades do GEPEM para o 1º semestre de 2016.

 

Sobre o evento a ser realizado, o grupo sugeriu o nome do professor Neivaldo Oliveira Silva como convidado palestrante, devido ter desenvolvido pesquisa sobre o tema em sua pesquisa de doutorado. Outra sugestão do grupo, aprovada, mas que deverá ser viabilizada pelos docentes da Famat participantes do Gepem, foi quanto   à participação dos membros deste grupo em uma espécie de seminário de avaliação das pesquisas em desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Famat com foco na educação matemática.

Diante das discussões tecidas acerca da educação fundamental de 6º ao 9º ano zona urbana de Marabá, o professor Pedro Chaves de Souza informou que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Marabá está repensando um novo formato para a formação continuada do município. Comentou ainda que, antes existia uma equipe multidisciplinar que realizava as formações direto com os professores especialistas, mas que agora a equipe multidisciplinar fará a formação dos coordenadores do segmento de 6º ao 9º ano, de forma que estes realizem ações e estudos junto aos professores, nas Horas Pedagógicas (HP) direto na escola.

Outro ponto de discussão, proposto pelo professor Ronaldo Barros Ripardo, foi a criação de um logotipo para ser usado como imagem visual do Gepem. Ficou decidido que em outros momentos os participantes deverão apresentar propostas para uma ser escolhida.

Para o segundo semestre do corrente ano foi sugerido pelo professor Ronaldo Barros Ripardo e aceito pelos presentes que o tema das discussões poderia ser sobre as tendências em ensino de matemática, como continuidade das ações realizadas no primeiro semestre. O planejamento sobre as ações, nesse sentido, deverá ser feita ao início das atividades no semestre em questão.

O encontro foi finalizado com informes gerais e com a expectativa do resultado de aprovação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível de mestrado, cujo resultado deverá ser divulgado até o dia 29 de março de 2016.

Estiveram presentes: Narciso das Neves Soares, Ronaldo Barros Ripardo, José Kemeson da Conceição Souza, Pedro Chaves de Souza, Jeorgean Alex de Assunção Luz, Inácio dos Santos Silva, Eder Pereira Lage, Anderson Penalva da Silva, Bianca Kariny Fernandes dos Santos e Maiany Sousa de Jesus.

 

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Foto 2 – Participantes do encontro

Autor: Jeorgean Alex de Assunção Luz

 

Relatório n. 5, ano 3, 2016/Gepem-Unifesspa

Cronograma de atividades do Gepem para o 1º semestre de 2016

 

 

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