Minicursos e Oficinas da 3ª SAMAT e 1º EEMASSP
Confira a lista de minicursos e oficinas da 3ª SAMAT e 1º EEMASSP. Ao fazer o credenciamento o participante deverá optar por participar de até duas atividades, caso sua modalidade de inscrição seja PARTICIPANTE EM TODA PROGRAMAÇÃO.
Nº/Sala (25/11/15) |
TÍTULO DA ATIVIDADE |
MODALIDADE |
AUTORES |
||
01 (Sala 03/ICE) 8h:30 – 11:30 |
PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Minicurso |
Reinaldo Feio Lima |
||
Resumo |
Vários autores têm destacado a necessidade de darmos maior atenção ao papel desempenhado pela Estatística em nossa sociedade, o que nos leva afirmar a importância inegável da organização, simplificação, apresentação e interpretação de dados para a tomada de decisões são fatores que justificam o trabalho com a Estatística na Educação Básica. Desta forma, o ensino da Educação Estatística deve estar voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias à resolução de problemas e à tomada de decisões no dia-a-dia, possibilitando conexões com diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, o mini-curso está organizado em duas unidades temáticas, assim distribuídas: Apresentar pesquisas teórica-metodológica do campo de estudo da Educação Estatística e Problematizar a questão dessa área na prática pedagógica de professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental. |
||||
03 Sala 4/ICE 18h:30 – 21:30 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DA CALCULADORA FINANCEIRA HP 12 C |
Minicurso |
Antônio dos Santos Motta |
||
Resumo |
A matemática financeira está praticamente em todas as relações das pessoas. Termos como juros, taxa, amortização, prestação, entre outros, fazem parte de vocabulários habitual nas transações comerciais e financeiras. Ela estuda o valor do dinheiro ao longo do tempo e tem como objetivo efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e saída de dinheiro do caixa em diferentes momentos. Assim, este curso apresenta de forma simples e direta, uma ferramenta fácil de operar e importante para a tomada de decisões financeiras, pois resume cálculos bem trabalhosos. |
||||
04 Sala 2/ICE 08:30 – 11:30 |
SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS REAIS |
Minicurso |
Aline Morais Santos |
||
Resumo |
Em geral, os cursos de Cálculo começam por um breve estudo dos números reais e um curso de Análise Matemática tem início por um estudo bastante completo e rigoroso destes números. A razão é simples. No Cálculo e na Análise, estuda-se o comportamento de funções, o conjunto dos números reais e, as propriedades analíticas das funções reais e valores reais, entre seus objetos de estudo está uma uma classe particular de Funções Reais, As Sequências de Números Reais, que na verdade, seu conhecimento se deu ainda no ensino médio com as Progressões Aritméticas e Geométricas, sendo agora um estudo mais formal. |
||||
05 Sala 11/FISICA 08:30- 11:30 |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Minicurso |
Maressa Maria de Moraes Parizi |
||
Resumo |
Este minicurso se apresenta como um dos resultados de pesquisa sobre recursos didáticos voltados ao ensino de matemática para alunos com necessidades especiais. Buscamos o amadurecimento de discussões e a possibilidade de apresentar proposições metodológicas, de modo, a garantir nesse contexto da educação especial uma educação matemática de qualidade para todos. |
||||
06 LIEM/FAMAT 08:30 – 10:30 |
PLOTAGEM DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES NO APLICATIVO WINPLOT |
Minicurso |
Jonas Cunha Fabio Barros de Sousa |
||
Resumo |
Trata-se de um minicurso que será apresentado durante o evento, o qual faz parte da terceira avaliação da disciplina Prática Pedagógica I ministrada pelo professor Fabio Barros de Sousa. Este minicurso irá abordar o assunto sobre Funções, que faz parte da disciplina Matemática Básica I ministrada pela professor Elizabeth Rego Sabino. |
||||
07 Sala 12/FÍSICA 18h:30 – 21:30 |
A TORRE DE HANOI E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE EXPONENCIAL E LOGARÍTMO |
Oficina |
Gilvandro Machado |
||
Resumo |
A oficina tratará sobre a Torre de Hanoi e sua relação com a matemática, algo que poderá interessar aos professores da educação básica e também aos alunos de diversos níveis. |
||||
08 LIEM/FAMAT 10:30 – 11:30 e 18:30 a 19:30 |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO WINGEON |
Minicurso |
Claudete Vieira de S. Costa |
||
Resumo |
A atividade apresentará aos participantes o aplicativo wingeon, o qual é muito útil para desenhar figuras geométricas. |
||||
09 AUDITORIO/ IGE 18h:30- 21:30 |
TANGRAM EM SALA DE AULA |
Oficina |
Aline Alves Moreira |
||
Resumo |
A oficina "Tangram Em Sala de Aula" traz uma nova maneira de ensinar geometria nas séries iniciais, utilizando um jogo bem chenhecido e que atualmente está disponível também em lojas virtuais. Tem como objetivo mudar a visão de crianças e adolescentes sobre a Matemática, unindo o que antes era um "bicho de sete cabeças" com os jogos, dessa maneira eles irão aprender geometria e passarão a se divertir e a interagir com os professores nas aulas. |
||||
10 Lab. Inf./ICE 08:30 – 10:30 |
O ENSINO DE POLÍGONOS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA |
Minicurso |
Maria Luana Feitosa de Araújo |
||
Resumo |
Este minicurso irá focar em polígonos no GeoGebra, um software excelente para abordar geometria e álgebra juntos sem precisar necessariamente juntá-los, já que o software faz a maior parte do trabalho automaticamente. O software possui grandes possibilidades no uso para ensino e aprendizagem de tais assuntos, sendo um dos objetivos do minicurso mostrar tal possibilidade. |
||||
11 Lab. Inf./ICE 10:30 – 11:30 |
CRIANDO SEU BLOG MATEMÁTICO |
Oficina |
Arthur Vinicius Gouveia Lima |
||
Resumo |
Pretendemos dar um novo recurso a Professores e Alunos que queiram relatar e compartilhar suas experiências, queremos que a disseminação da informação e aprendizagem da sala de aula se expanda para todos aqueles que tem interesses em aprender mais e conhecer realidades diferentes das suas, assim será cada blog, mostrando projetos e realizações da comunidade. |
||||
12 Lab. Inf./ICE 19:30 – 21:30 |
INSERÇÃO DE SOFTWARE LIVRES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL |
Minicurso |
Armando Brito Abdelnor Neto |
||
Resumo |
As inovações tecnológicas pouco têm sido utilizadas na consolidação dos cursos de graduação, principalmente as licenciaturas. Partimos da necessidade de ações que intervenha na realidade, promovendo a reflexão e mudanças. A intervenção do professor ainda está reduzida. Pensando na formação dos futuros professores foi proposto o projeto de intervenção metodológica que inseri tecnologias de informação e comunicação através da Modelagem e Simulação Computacional com utilização de software livres. |
||||
15 LEM/FAMAT 8h:30 – 11:30 |
LEITURA E MATEMÁTICA NA OBRA DE MALBA TAHAN |
Minicurso |
Bianca Kariny F. Dos Santos |
||
Resumo |
Este minicurso irá focar em polígonos no GeoGebra, um software excelente para abordar geometria e álgebra juntos sem precisar necessariamente juntá-los, já que o software faz a maior parte do trabalho automaticamente. O software possui grandes possibilidades no uso para ensino e aprendizagem de tais assuntos, sendo um dos objetivos do minicurso mostrar tal possibilidade |
||||
18 Sala 12/FISICA 08:30 – 11:30 |
QUESTÕES DA OBMEP QUE ENVOLVEM GEOMETRIA PLANA |
Minicurso |
Diego Vieira De Souza Luiz Chaves Da Costa Junior |
||
Resumo |
O minicurso irá abordar as questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que abordam Geometria Plana. |
Redes Sociais