Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atividades aceitas para a III SAMAT e I EEMASSP

Confira a lista das propostas de atividades submetidas e aprovadas para serem apresentadas na III SAMAT e I EEMASSP.

 

Nº.

TÍTULO DA ATIVIDADE

MODALIDADE

AUTORES

       

01

PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Minicurso

Reinaldo Feio Lima

RESUMO

Vários autores têm destacado a necessidade de darmos maior atenção ao papel desempenhado pela Estatística em nossa sociedade, o que nos leva afirmar a importância inegável da organização, simplificação, apresentação e interpretação de dados para a tomada de decisões são fatores que justificam o trabalho com a Estatística na Educação Básica. Desta forma, o ensino da Educação Estatística deve estar voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias à resolução de problemas e à tomada de decisões no dia-a-dia, possibilitando conexões com diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, o mini-curso está organizado em duas unidades temáticas, assim distribuídas: Apresentar pesquisas teórica-metodológica do campo de estudo da Educação Estatística e Problematizar a questão dessa área na prática pedagógica de professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental.

       

02

ELABORANDO AVALIAÇÕES COM O MICROSOFT MATHEMATICS

Oficina

Remy Siqueira Cordeiro Filho

RESUMO

Demonstrar a possibilidade do uso de computadores na elaboração de avaliações e uso de simbologia correta na disciplina de matemática.

       

03

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DA CALCULADORA FINANCEIRA HP 12 C

Minicurso

Antonio dos Santos Motta

RESUMO

A matemática financeira está praticamente em todas as relações das pessoas. Termos como juros, taxa, amortização, prestação, entre outros, fazem parte de vocabulários habitual nas transações comerciais e financeiras. Ela estuda o valor do dinheiro ao longo do tempo e tem como objetivo efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e saída de dinheiro do caixa em diferentes momentos. Assim, este curso apresenta de forma simples e direta, uma ferramenta fácil de operar e importante para a tomada de decisões financeiras, pois resume cálculos bem trabalhosos.

       

04

SEQUÊNCIAS DE NÚMEROS REAIS

Minicurso

Aline Morais Santos

RESUMO

Em geral, os cursos de Cálculo começam por um breve estudo dos números reais e um curso de Análise Matemática tem início por um estudo bastante completo e rigoroso destes números. A razão é simples. No Cálculo e na Análise, estuda-se o comportamento de funções, o conjunto dos números reais e, as propriedades analíticas das funções reais e valores reais, entre seus objetos de estudo está uma uma classe particular de Funções Reais, As Sequências de Números Reais, que na verdade, seu conhecimento se deu ainda no ensino médio com as Progressões Aritméticas e Geométricas, sendo agora um estudo mais formal.

       

05

RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Minicurso

Maressa Maria de Moraes Parizi
Narciso das Neves Soares

RESUMO

Este minicurso se apresenta como um dos resultados de pesquisa sobre recursos didáticos voltados ao ensino de matemática para alunos com necessidades especiais. Buscamos o amadurecimento de discussões e a possibilidade de apresentar proposições metodológicas, de modo, a garantir nesse contexto da educação especial uma educação matemática de qualidade para todos.

       

06

PLOTAGEM DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES NO APLICATIVO WINPLOT

Minicurso

Jonas Cunha
Osvaldo Borges Alves Junior

Fabio Barros de Sousa

RESUMO

Trata-se de um minicurso que será apresentado durante o evento, o qual faz parte da terceira avaliação da disciplina Prática Pedagógica I ministrada pelo professor Fabio Barros de Sousa. Este minicurso irá abordar o assunto sobre Funções, que faz parte da disciplina Matemática Básica I ministrada pela professora Elizabeth Rego Sabino.

       

07

A TORRE DE HANOI E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE EXPONENCIAL E LOGARÍTMO

Oficina

Gilvandro Machado
Pedro Ilgnel Mourão Correira

RESUMO

A oficina tratará sobre a Torre de Hanoi e sua relação com a matemática, algo que poderá interessar aos professores da educação básica e também aos alunos de diversos níveis.

       

08

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO WINGEON

Minicurso

Claudete Vieira de S. Costa
Wallison Coelho de Oliveira
Ulisses Pereira Guimarães

RESUMO

A atividade apresentará aos participantes o aplicativo wingeon, o qual é muito útil para desenhar figuras geométricas.

       

09

TANGRAM EM SALA DE AULA

Oficina

Aline Alves Moreira
Sherida Shirley Santana Vieira

RESUMO

A oficina "Tangram Em Sala de Aula" traz uma nova maneira de ensinar geometria nas séries iniciais, utilizando um jogo bem chenhecido e que atualmente está disponível também em lojas virtuais. Tem como objetivo mudar a visão de crianças e adolescentes sobre a Matemática, unindo o que antes era um "bicho de sete cabeças" com os jogos, dessa maneira eles irão aprender geometria e passarão a se divertir e a interagir com os professores nas aulas.

       

10

O ENSINO DE POLÍGONOS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA

Minicurso

Maria Luana Feitosa de Araújo
Tharllys Reis da Silva
Fabio Barros de Sousa

RESUMO

Este minicurso irá focar em polígonos no GeoGebra, um software excelente para abordar geometria e álgebra juntos sem precisar necessariamente juntá-los, já que o software faz a maior parte do trabalho automaticamente. O software possui grandes possibilidades no uso para ensino e aprendizagem de tais assuntos, sendo um dos objetivos do minicurso mostrar tal possibilidade.

       

11

CRIANDO SEU BLOG MATEMÁTICO

Oficina

Arthur Vinicius Gouveia Lima
Diego Borges Silva
Gabriela Silva do Monte

RESUMO

Pretendemos apresentar mais um recurso aos Professores e Alunos que queiram relatar e compartilhar suas experiências, queremos que a disseminação da informação e aprendizagem da sala de aula se expanda para todos aqueles que tem interesses em aprender mais e conhecer realidades diferentes das suas, assim será cada blog, mostrando projetos e realizações da comunidade.

       

12

INSERÇÃO DE SOFTWARE LIVRES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Minicurso

Armando Brito Abdelnor Neto
Derek Oliveira Correia
Rigler da Costa Aragão

RESUMO

As inovações tecnológicas pouco têm sido utilizadas na consolidação dos cursos de graduação, principalmente as licenciaturas. Partimos da necessidade de ações que intervenha na realidade, promovendo a reflexão e mudanças. A intervenção do professor ainda está reduzida. Pensando na formação dos futuros professores foi proposto o projeto de intervenção metodológica que inseri tecnologias de informação e comunicação através da Modelagem e Simulação Computacional com utilização de software livres.

       

13

POTENCIALIZANDO TEXTOS DE MALBA TAHAN NA FORMA DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS

Minicurso

Bianca Kariny F.  Dos Santos
Narciso Das Neves Soares

RESUMO

objetivo é produzir materiais curriculares educativos a partir de textos da literatura do prof. Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan, contextualizado e interdisciplinar no sentido de se provocar mudanças significativas no ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica e na formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática.

       

14

INTRODUÇÃO A GEOMETIA DIFERENCIAL: CURVAS E SUPERFÍCIES

Minicurso

Claudionei Pereira de Oliveira

RESUMO

Neste minicurso, apresentaremos um estudo de Geometria Diferencial de curvas e superfícies regulares do espaço euclidiano R^2 e R^3, bem como suas consequências em Geometria Riemanniana. Abordaremos as propriedades locais e conceitos como torção e curvatura. Apresentaremos as principais curvaturas para uma superfície imersa em R^3, assim com algumas relações entre esses conceitos e as superfícies associadas. Destacaremos os coeficientes da primeira e da segunda formas fundamentais, que são objetos para fazer "medidas" nas superfícies. Por fim, abordaremos o Teorema Egregium de Gauss e suas consequências, como o fato de não haver isometria local entre o plano e a esfera.

       

15

LEITURA E MATEMÁTICA NA OBRA DE MALBA TAHAN

Minicurso

Bianca Kariny F. Dos Santos
Maiany Sousa De Jesus

RESUMO

O minicurso pretende apresentar alguns dos resultados produzidos pelo Projeto de Extensão "Leitura e Matemática: histórias de Malba Tahan e sua potencialidade como Material Curricular Educativo na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática", que objetivou produzir recursos didáticos educacionais, com propósito de auxiliar e estimular a leitura na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, de modo que tais recursos sejam significativos na aprendizagem para melhoria da prática pedagógica docente.

       

16

MINI PAPMEM

Minicurso

Fabio Barros de Sousa

Elizabeth Rego Sabino

RESUMO

O minicurso será uma versão reduzida do Programa de Aperfeiçoamento em Matemática para Professores de Matemática do Ensino Médio, o qual trabalhará assuntos relacionados ao ensino de Funções e Sistemas Lineares de acordo com as vídeo-aulas do. Trabalhará com exercícios de edições anteriores deste programa de aperfeiçoamento.

       

17

QUESTÕES DA OBMEP QUE ENVOLVEM GEOMETRIA PLANA

Minicurso

Diego Vieira De Souza

Luiz Chaves Da Costa Junior

RESUMO

O minicurso abordará questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que envolvem Geometria Plana.

Fim do conteúdo da página