Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Perfil do Egresso

Print Friendly, PDF & Email

       Com a preocupação em formar um professor de Matemática com o perfil necessário a atuar na Educação Básica, ministrando aulas de matemática no Ensino Fundamental, do 6o ao 9o ano, e no Ensino Médio, do 1o ao 3o ano, o curso da Licenciatura em Matemática da FAMAT, do CAMAR, seguindo as diretrizes curriculares nacionais, parecer CNE/CES 1.302/2001, bem como a Portaria Inep no 223/2011, art. 5o, que norteou a elaboração da prova do Enade 2011, no componente específico da área de Matemática, visa desenvolver no seu egresso um perfil com as seguintes características:
a) conceber a Matemática como um corpo de conhecimentos rigoroso, formal e dedutivo, produto da atividade humana, historicamente construído;
b) dominar os conhecimentos matemáticos e compreender o seu uso em diferentes contextos interdisciplinares;
c) analisar criticamente a contribuição do conhecimento matemático na formação de indivíduos e no exercício da cidadania;
d) identificar, formular e solucionar problemas;
e) valorizar a criatividade e a diversidade na elaboração de hipóteses, de proposições e na solução de problemas;
f) ter visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
g) ter visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
h) ter visão de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina;
i ) identificar concepções, valores e atitudes em relação à Matemática e seu ensino, visando à atuação crítica no desempenho profissional.


 
 
 
 
 
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página